ACESSO RESTRITO

FEBRAPSI - Federação Brasileira de Psicanálise



Febrapsi notícias

jornal 56 capa.pdf

Revista Brasileira de Psicanálise

Revista Brasileira de Psicanálise

FEBRAPSI - Federação Brasileira de Psicanálise

BIOGRAFIAS

Jean Laplanche

Veja a biografia de Jean Laplanche em pdf.

Nascido em 1924, o francês Jean Louis Laplanche estudou inicialmente filosofia na Ecole Normale Supérieure (Escola Normal Superior), onde fez os cursos de Jean Hyppolite, Gaston Bachelard e Maurice Merleau-Ponty. Entre 1946 e 1947, estudou na Universidade de Harvard e neste período encontrou Rudolph Loewenstein. Obteve a agregação de filosofia em 1950, época em que começou sua análise com Jacques Lacan. Nesse período iniciou sua formação médica e somente depois se dedicou à formação psicanalítica.

Convidado por Daniel Lagache, Laplanche começou a ensinar na Sorbonne a partir de 1962. Seu conhecimento profundo e rigorosa reflexão crítica sobre o pensamento freudiano é ponto de destaque na coleção Problemáticas, transcrição dos cursos que ministrava na universidade. Foi sob a direção de Lagache que iniciou o trabalho, ao lado de Jean-Bertrand Pontalis, em torno da obra mais famosa da dupla: o Vocabulário de Psicanálise, publicado em 1967 e traduzido para cerca de 15 idiomas.

Nos anos 70, nas Presses Universitaires de France (PUF), dirigiu a Biblioteca de Psicanálise e a coleção Novas vozes em psicanálise (1979), reunindo trabalhos de pesquisadores de origem universitária. Também esteve à frente da revista Psicanálise na Universidade, entre 1975 e 1994. É responsável pela terminologia da tradução francesa das Obras Completas de Freud.

O pensamento de Laplanche evidencia uma originalidade expressa em sua “Teoria da sedução generalizada”. O psicanalista francês desenvolveu conceitualmente suas ideias a respeito da gênese do aparelho psíquico sexual do ser humano a partir da relação intersubjetiva, considerando a sedução não um acontecimento pontual nas experiências precoces da criança, mas o que torna possível pensar as origens de um sujeito psíquico no que ele tem de universal.

Ex-presidente da Association Psychanalytique de France e professor honorário de Psicanálise na Sorbonne – Universidade de Paris VII, Jean Laplanche é doutor honoris causa da Universidade de Lausanne, Universidade de Buenos-Aires, Universidade de Athen, cavaleiro das Artes e Letras (1990), laureado do Mary S. Sigourney Award (1995).

Além de psicanalista respeitado, Jean Laplanche é produtor de vinho e proprietário de um conceituado domaine na região de Borgonha, onde produz o vinho Cháteau de Pommard, incluído entre grandes tintos franceses.

Obras

As seguintes obras estão traduzidas para o português:

Bibliografia