ACESSO RESTRITO

FEBRAPSI - Federação Brasileira de Psicanálise



Febrapsi notícias

jornal 56 capa.pdf

Revista Brasileira de Psicanálise

Revista Brasileira de Psicanálise

FEBRAPSI - Federação Brasileira de Psicanálise

CONGRESSOS › CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICANÁLISE

XXVI Congresso Brasileiro de Psicanálise

1º a 4 de novembro de 2017, Fortaleza – CE.

HOTSITE DO XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICANÁLISE CLIQUE AQUI http://congressofebrapsi2017.com.br/

INSCRIÇÕES PARA O CONGRESSO CLIQUE AQUI http://sis.gnius.com.br/usuario/?cl=febrapsi

 

XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICANÁLISE
FORTALEZA 1 a 4 de NOVEMBRO de 2017
MORTE E VIDA – NOVAS CONFIGURAÇÕES

SEGUNDO COMUNICADO

Caros colegas,

É com grande satisfação que comunicamos o recebimento de inúmeras sugestões e propostas de mesas e outras atividades para o nosso Congresso. Todas estão sendo catalogadas e entraremos em contato com os proponentes para organizá-las da melhor maneira possível. Neste sentido procuraremos:
– Distribuir os trabalhos em mesas com federadas diferentes e, se possível, de vários estados. Levamos em consideração que o Congresso é uma oportunidade única de um amplo diálogo.
– As participações obedecerão à proporcionalidade de membros e candidatos de nossas federadas. Contudo, dado o espaço de que dispomos e a estrutura do Congresso haverá lugar para a mais diversa e ampla participação.
– As comunicações tanto em mesas redondas como em temas livres serão sempre em 15 minutos, de modo que haja pelo menos 30 minutos para o debate com o público.
– As contribuições para as Mesas do eixo didático deverão ser encaminhadas à colega Leda Herrmann (herrmannfl@globo.com)
– Os candidatos foram convidados a coordenar os temas livres, independente de poderem fazer também apresentações nesta atividade.
– As mesas dedicadas ao ensino e transmissão da psicanálise deverão ter a participação de candidatos.
– Foram reservadas 12 mesas clínicas, em dois grupos de 6, em dois dias. Um grupo de 6 exercícios clínicos, organizados pela colega Anette Blaya (anettebluz@gmail.com) e um grupo de 6 apresentações de casos clínicos, organizados pelo colega Wagner Vidille (wvidille@terra.com.br). Procuraremos seguir o mesmo critério de diversidade das mesas redondas e, neste caso, também de diferentes referenciais.
– As mesas clínicas são divididas em 6 para receber material de: atendimento a pais-bebês; crianças; adolescentes; adultos; psicóticos ou patologias graves; idosos. O atendimento clínico a pacientes autistas será privilegiado nas mesas redondas sobre o tema. O material para exercícios clínicos como para casos clínicos deverá ser encaminhado, respectivamente, aos colegas Anette e Wagner, sempre com cópia para a secretária do Conselho Científico: Regina Esteves (estevesregina@yahoo.com.br).
Secretaria de Acessibilidade – O Congresso terá uma secretaria de acessibilidade, coordenada por Vanda Magalhães Leitão, da Secretaria de Acessibilidade da Universidade Federal do Ceará, para atender as necessidades de congressistas que tenham alguma deficiência. Quando da inscrição o congressista deverá comunicar sua deficiência e as atividades que pretende participar. Em breve, daremos maiores informações a respeito.

Temas Livres. Prazo de recebimento dos trabalhos: até 31 de Maio de 2017. Normas para os trabalhos disponíveis no site: www.congressofebrapsi2017.com.br

Trabalhos para prêmios. Prazo de recebimento dos trabalhos: até 30 de Junho de 2017.
Normas para os trabalhos disponíveis no site: www.congressofebrapsi2017.com.br

Posters. Prazo de recebimento: até 31 de Julho de 2017.
Normas para os Posters disponíveis no site: www.congressofebrapsi2017.com.br

Mesas Redondas – Teremos possibilidade de oferecer até 72 Mesas Redondas. Além das sugestões já recebidas, o Conselho Científico da FEBRAPSI está organizando também mesas específicas – atendendo à filosofia do Congresso e a solicitações de Membros e Candidatos – tais como:
Mesa sobre a paz; Psicanálise e Psiquiatria; Psicanálise e Filosofia; Psicanálise e Educação; Psicanálise e Política; Psicanálise e Arte; Migrações, A questão das drogas, entre outras. Estão sendo convidados colegas e profissionais dessas diversas áreas para esta atividade. Em breve traremos mais informações e estamos à disposição para acolher indicações, lembrando que temos possibilidades muito limitadas de levar convidados de outros estados, mas graças à inserção do SEPFOR na cultura local poderemos ter a valiosa contribuição de profissionais do estado, o qual abriga um tradicional parque universitário.

Grupos de Trabalho e Cursos – Estamos denominando Grupo de Trabalho uma atividade que foi iniciada, com muito sucesso, no último Congresso. Consiste numa discussão livre, durante os três dias, no primeiro horário (08:30 às 09:30), estimulada por uma mesa com um coordenador e dois colaboradores convidados, que em poucos minutos trazem para o público – colegas interessados num determinado autor ou corrente de pensamento psicanalítico; colegas que trabalham em cursos de nossos institutos sobre o tema e que geralmente não têm esse espaço de interlocução – questões para debater livremente.
Assim foram convidados para coordenar: Admar Horn (Freud); Luiz Meyer (Melanie Klein); Celso Halperin (Winnicott); Gustavo Soares (Bion); Leonardo Franscischelli e Sandra Schaffa (Lacan) e Leticia Neves (Psicologia do Self).
Teremos espaço para 6 cursos no primeiro horário e outros 6 no intervalo de almoço.

INTERVALO DE ALMOÇO – 13:00 ÀS 15:00 – Como os restaurantes são relativamente longe do Centro de Eventos, está sendo providenciada a instalação de lanchonetes e/ou food trucks a fim de que os interessados em ter alguma atividade – curso, ou, alguma reunião além da programação científica – neste período, tenham das 14:00 às 15:00, 6 salas à disposição.

REFLEXÕES E DIÁLOGOS PSICANALÍTICOS – Temos possibilidade de oferecer 24 horas para tais atividades. Assim, pedimos a cada federada que indicasse 2 colegas interessados neste espaço. Procuraremos organizar tanto atividades individuais – Reflexões Psicanalíticas – como a de dois apresentadores – 15 minutos cada – sobre um tema para debate com o público,
os Diálogos Psicanalíticos, que tiveram muito êxito no último Congresso.

CINEMA, ARTES PLÁSTICAS, MÚSICA – Estão previstas atividades relacionadas a essas áreas: Exibição do Olhar de Nise, documentário de Jorge Oliveira, longa metragem, Benjamin, de David Rosenfeld, em mesa sobre autismo; Uma Escola em Havana, em mesa sobre Educação e Psicanálise; Ponto Zero, em mesa sobre a adolescência e É Tudo Verdade, de Orson Welles, em mesa sobre cinema e psicanálise. O comitê local está programando atividade de artes plásticas e música.

LANÇAMENTO DE LIVROS – Estamos recebendo as indicações de livros a serem lançados no Congresso e estudamos a melhor forma de realizar tal atividade de modo a ocorrer um diálogo autor-público.

HOMENAGENS – O Congresso lembrará de colegas falecidos desde nosso último encontro, através de Mesas Redondas. Uma dedicada à memória de Horacio Etchegoyen (org. por Claudio Eiziriki e Fernanda Marinho) e outra a de
James Grotstein (org. por Paulo Sandler).

PLENÁRIAS – Teremos duas plenárias no último dia de nosso Congresso, em que todas as demais atividades estarão suspensas, para ouvir e conversar com nossos convidados e fazer uma avaliação do encontro e o anúncio do próximo.

As sugestões e indicações podem ser encaminhadas para neymarinho@globo.com e estevesregina@yahoo.com.br

Ney Marinho (Diretor Científico)
Regina Esteves (Secretária do Conselho Científico)

XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICANÁLISE
FORTALEZA 1 a 4 de NOVEMBRO de 2017
MORTE E VIDA – NOVAS CONFIGURAÇÕES

TERCEIRO COMUNICADO

AOS DIRETORES DE INSTITUTO E AOS NOSSOS ALUNOS

O tema desafiador do próximo Congresso Brasileiro de Psicanálise, “Morte e Vida – Novas Configurações”, nos convida a pensar e repensar os modelos de nossa prática frente às alterações do mundo em que vivemos. Essa prática inclui a da formação oferecida por nossos Institutos. Assim, no que diz respeito ao Eixo Didático do Congresso, é a oportunidade para desenvolvermos reflexões sobre dois pontos confluentes: a) as características que foi tomando a formação ao longo da história que construímos para a Psicanálise no Brasil e b) as configurações da clínica de nossos candidatos que vem mesclando atendimentos em consultório em baixa frequência com atendimentos ou trabalho psicanalítico em instituições. Para os Institutos de formação, consideramos esses pontos de confluência desafiadores, pois nos indicam a necessidade de tomar em consideração o cuidado com a oportunidade de fornecer na formação subsídios para a conjugação da clínica que nos apela com o preparo que ela exige.
Evidentemente, estamos abertos para receber propostas sob outros temas uma vez que a transmissão da psicanálise tradicionalmente suscita inúmeras questões. Assim, convidamos os colegas comprometidos com a formação – docentes e candidatos – a enviarem propostas de apresentações que serão organizadas em mesas redondas para Leda Herrmann, no e-mail herrmannfl@globo.com

Aproveitamos para solicitar aos colegas o favor de divulgar entre os alunos de seus institutos a seguinte comunicação referente ao XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICANÁLISE:

COMUNICADO AOS ALUNOS DE NOSSOS INSTITUTOS

A Diretoria Científica da FEBRAPSI, com grande satisfação, vem convidar a todos os Candidatos para participar de nosso próximo Congresso (Fortaleza, 01-04 de novembro de 2017). Como no Congresso de 2015, haverá o Encontro da Associação dos Candidatos, das 08:30 às 18:00, na quarta feira (01/11/17), assim como espaço durante os dias de Congresso para a Assembleia de Candidatos. Mantivemos a tradição de oferecer aos candidatos a coordenação das Mesas de Temas Livres, independente de que apresentem também trabalhos nesta atividade. Todos nós que tivemos tal experiência de coordenação sabemos como foi importante e rica para nossa formação. Os textos serão enviados com antecedência para os coordenadores de modo a facilitar seu trabalho. Reservamos também para nossos alunos uma das três participações em cada Mesa Redonda do eixo didático, estando previstas quatro, podendo seu número ser maior de acordo com o interesse despertado. Sabemos que há inúmeras questões e propostas para uma formação analítica para os nossos tempos. Assim, fiquem à vontade de propor e expor suas ideias a fim de que tenhamos um amplo e rico debate que interessa a todos.
Pedimos aos interessados que encaminhem ao email da secretaria da ABC – Associação Brasileira dos Candidatos – (secretaria@abcpsicanalise.com.br) – com cópia para o Diretor Científico e a Secretária do Conselho Científico, seus nomes e indicações das funções que desejam exercer (coordenação, participação no eixo didático, etc.) para que possamos, obedecendo a proporcionalidade de participações das federadas, coloca-los na programação do Congresso.
Finalmente, lembramos a importância de que se inscrevam o mais breve possível aproveitando os melhores preços e condições (há parcelamento de até 12 vezes e, devido ao período do Congresso, quanto mais cedo for a reserva de voos e hotéis melhores serão as condições).
O êxito do Congresso dependerá da contribuição de todos. Sua presença é muito importante por tudo que nossos alunos representam em relação ao futuro da Psicanálise.
Estamos à disposição para qualquer esclarecimento. Com um fraterno abraço e até Fortaleza,
Ney Marinho – Diretor Científico da FEBRAPSI
Regina Esteves – Secretária do Conselho Científico da FEBRAPSI
Leda Herrmann – Assessora do Eixo Didático do Congresso