ACESSO RESTRITO

FEBRAPSI - Federação Brasileira de Psicanálise



Febrapsi notícias

jornal 56 capa.pdf

Revista Brasileira de Psicanálise

Revista Brasileira de Psicanálise

FEBRAPSI - Federação Brasileira de Psicanálise

SOBRE A FORMAÇÃO PSICANALÍTICA E FILIAÇÃO

FORMAÇÃO

A Febrapsi não oferece cursos de formação. As atividades científicas ocorrem nas Instituições Federadas. As instituições que integram a Febrapsi são componentes da International Psychoanalytical Association (IPA). A formação em psicanálise segue os critérios da IPA (International Psychoanalytical Association). Através do nosso site, é possível acessar os sites das Instituições Federadas, nos quais constam as informações sobre a formação psicanalítica. Atualmente são 25 Instituições Federadas no Brasil.

A formação é oferecida a médicos e psicólogos graduados e registrados em seus respectivos Conselhos Regionais (CRP e CRM). Profissionais graduados em outras áreas do conhecimento humano poderão ser aceitos em alguns Institutos, desde que a Comissão de Ensino, ou órgão equivalente, aceite o Curriculum Vitae do pretendente à seleção. Os pretendentes à formação passam por um processo de seleção que fica a critério de cada Instituição Federada.

Uma vez selecionado, o candidato a psicanalista deverá seguir o plano de formação que necessariamente inclui:

1) análise pessoal de alta frequência (3 a 5 sessões semanais) com analista qualificado para essa função; a determinação da frequência mínima é atribuição de cada Instituição Federada;

2) supervisão de no mínimo dois casos em tratamento, realizada com supervisor qualificado para essa função;

3) seminários teóricos sobre a obra de Freud e outros autores tais como Melanie Klein, Wilfred Bion, D.Winniccott, entre outros, incluindo também estudo de temas específicos;

4) seminários clínicos;

5) seminários eletivos sobre autores ou temas ligados à Psicanálise.

O tempo de formação varia entre 5 a 10 anos, dependendo do programa de cada Instituição Federada e do tempo que cada candidato leva para cumprir o programa.

FILIAÇÃO

Para tornar-se Membro da Febrapsi é preciso ser Membro de uma Instituição Federada da Febrapsi. Para tornar-se membro em uma das Instituições Federadas filiadas à Febrapsi é necessário fazer a formação psicanalítica na Instituição Federada. Atualmente são 25 Instituições Federadas no Brasil. Através do nosso site, é possível acessar os sites das Instituições Federadas, nos quais constam as informações sobre a formação psicanalítica.

A Febrapsi não aceita membros individuais avulsos. A Febrapsi também não aceita instituições federadas que não são componentes da International Psychoanalytical Association (IPA).